Há algum tempo escrevemos nosso texto sobre Maria ser “cheia” de graça, e ficamos felizes por contribuir para enriquecer a discussão sobre o assunto. Obviamente surgiram várias respostas, muitas das quais já tratamos no próprio texto. Mas há algumas que precisam de maiores esclarecimentos, por isto resolvemos dar continuidade à discussão aqui.
Entre estas respostas, um vídeo1 chamou a atenção por apontar algo que não tínhamos visto previamente nesta discussão: que a saudação do anjo, “Salve Maria”, seria uma saudação direcionada exclusivamente para reis.
Salve: Uma saudação para reis?
O autor do vídeo faz a seguinte afirmação no minuto 19:25:
Não importa, o importante é que, como eles fazem a saudação, e Lucas quer passar isso, é o que, que quando o anjo está saudando Maria, ele está saudando a realeza de Maria… Por que ela ia se tornar rainha.
Aparentemente ele está se baseando em informações passadas a ele por outro católico, que ele apresenta aos 5:40 de vídeo. A informação que é apresentada é que χαιρε na verdade seria uma saudação exclusiva para reis e rainhas. Ele ainda acrescenta que a palavra é sempre usada para se dirigir a um superior, apontando para os textos onde os soldados zombam de Jesus, antes da crucificação.
Primeiramente, concordamos com o autor do vídeo no que diz respeito ao idioma. Lucas é o escritor inspirado e ele usou o grego para descrever o relato. Mudar o idioma não muda o fato do anjo fazer uma saudação e comunicar a Maria que ela daria a luz ao Filho de Deus. Ninguém deveria argumentar que o anjo falou em aramaico para responder esta questão.
No entanto χαιρε não tem o significado que o autor do vídeo quer defender. A palavra usada pelo anjo é o imperativo de χαίρω, alegrar-se. O Léxico Grego-Português do Novo Testamento baseado em domínios semânticos, por exemplo, define a palavra quando usada para saudações como:
fazer uso de uma saudação formal, com a implicação de um voto de felicidade para a pessoa que recebe a saudação - “Salve!, viva!”2.
A BDAG também define a palavra quando usada em saudações da seguinte forma:
No imperativo, uma saudação formalizada desejando o bem a outro, também no indicativo, usar tal como uma saudação3.
A BDAG também adiciona no mesmo verbete que a saudação é frequente no encontro de pessoas, listando Homero, o Testamento de Abraão, etc., como exemplos do mesmo uso. Mas não há nenhuma indicação de que ela seja exclusiva para reis ou para superiores. Tanto é que, embora a fonte do vídeo nos diga que ela só é aplicada a reis, temos outros exemplos da mesma saudação sendo direcionada a pessoas comuns:
(Mt 28:9) E eis que Jesus veio ao encontro delas e disse: Salve! E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés e o adoraram.
Tirando a dúvida com o texto de Jerônimo, podemos ver que se trata mesmo da mesma saudação.
(Mt 28:9) et ecce Iesus occurrit illis dicens havete illae autem accesserunt et tenuerunt pedes eius et adoraverunt eum
O termo é usado também em despedidas de cartas:
(2Co 13:11) Quanto ao mais, irmãos, adeus! Aperfeiçoai-vos, consolai-vos, sede do mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz estará convosco.
Assim, o termo não era usado da forma que alegam o autor do vídeo e sua fonte.
Cheia de Graça = Pura?
Mencionamos isto no texto anterior, mas de forma breve. Aparentemente esta é a confusão maior feita com o termo “cheia de graça”: achar que ser agraciada é ser pura, sem pecados, imaculada. Aliando esta confusão com a explicação que demos sobre o perfeito, o novo argumento foi formado: Maria teria sido “purificada” ou tornado-se “pura” no passado, e esta condição persiste até o momento que o anjo a visita.
Voltemos novamente ao verbo χαριτόω. O Léxico Grego-Português do Novo Testamento baseado em domínios semânticos o define como:
ser bondoso com alguém, com a implicação de que a pessoa bondosa faz isso gratuitamente – “ser bondoso com, ser gracioso com, conceder gratuitamente, graça, bondade”4.
A BDAG também define o verbo com as seguintes palavras:
Causar ser o recipiente de um benefício, dar favor a, favorecer amplamente, abençoar5.
Assim, o verbo quer dizer na verdade que alguém fez alguma bondade ou generosidade e alguém foi o recipiente desta… Como o particípio está no passivo, é Maria que foi a recipiente do favor, da bondade, da generosidade. O texto não fala que ela é pura, sem pecado. Ele diz que ela recebeu um favor.
Qual o favor recebido por Maria? O texto deixa isto bem claro:
(Lc 1:30-31) Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça (χαριν) diante de Deus, E eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus.
A graça que Maria recebeu é a de ser a mãe de nosso Senhor, e o texto deixa isto bem claro. Note como Lucas usa uma palavra cognata para este fim.
Conclusões
Muitos dos argumentos oferecidos contra nosso primeiro texto envolviam o mau entendimento sobre o significado do verbo χαριτόω. Tanto é que o autor do vídeo que tratamos aqui explica o uso deste verbo em Eclesiástico como sendo aplicado a Jesus, o único que poderia ser considerado “cheio de graça”. O mesmo mau entendimento levou os católicos a tentarem explicar por que Estêvão estaria cheio de graça em Atos 6:8, onde a explicação que encontramos é que ele teve uma “graça temporária”, enquanto que Maria tinha uma graça “permanente”.
Não havíamos incluído o texto de Estêvão na discussão por que nosso primeiro texto explicava o tempo perfeito usado para a saudação de Maria e aqui não temos o perfeito. Mas é um texto muito interessante para a discussão. Afinal de contas, os católicos dão muita ênfase à palavra “cheia”, ao ponto de tentar explicar como ela se origina do tempo perfeito de χαριτόω. Mas aqui em Atos, o mesmo Lucas emprega literalmente a palavra “cheio” (πληρης), que é traduzido por Jerônimo como:
(At 6:8) Stephanus autem plenus gratia et fortitudine faciebat prodigia et signa magna in populo
Temos assim que Estêvão é chamado de “cheio de graça” tanto pelo autor inspirado quanto por Jerônimo, enquanto que Maria é chamada de “cheia de graça” somente por Jerônimo. No entanto, os católicos concluem que a graça temporária é a de Estêvão, não a de Maria… O que antes era justificado simplesmente pelo emprego da expressão “cheio(a) de ...” agora não é mais.
Esperamos então melhorar ainda mais as discussões sobre este tema, e que todos possam perceber que entender graça como um favor dado por Deus às pessoas é a interpretação mais coerente de todos estes textos.
Notas
1. O vídeo pode ser encontrado em https://www.youtube.com/watch?v=prp8mrjOJxo
2. Léxico Grego-Português do Novo Testamento baseado em domínios semânticos, pág. 351. Sociedade Bíblica do Brasil.
3. A Greek-English Lexicon of the New Testament and Other Early Christian Literature, pág. 1075.
4. Léxico Grego-Português do Novo Testamento baseado em domínios semânticos, pág. 667. Sociedade Bíblica do Brasil.
5. A Greek-English Lexicon of the New Testament and Other Early Christian Literature, pág 1081.
Comentários
Perdão pela demora em postar sua resposta e de respondê-la, o tempo não me permitiu fazer isto antes.
Citando Marcel Stange:
Bem, Marcel, a explicação está no texto. Apesar de vocês disserem que se aplica APENAS a reis, há muitos exemplos provando o contrário. Então sua argumentação não se sustenta.
Att.
Perdão pela demora em publicar sua pergunta, e pela resposta. O tempo infelizmente não me permitia fazer isto.
Bem, para responder sua questão, temos que avaliar primeiro as condições de Maria. Ela era uma pessoa humilde (Lc 1:47). Porque um anjo apareceria para ela dizendo que ela era agraciada? Imagine você sendo extremamente pobre (não sabemos se Maria era "extremamente" pobre, mas pobre ela era) e recebe um anjo em casa, te chamando de "agraciado". Você iria se perguntar porque ele estava fazendo isto, não é?
Por este motivo o anjo se coloca a explicar em que sentido Maria era agraciada: a ela foi dado a bênção de levar o Senhor no ventre.
Att.
Por que vocês não comparam a saudação angelical com a passagem de São João 19,3 ? é EXATAMENTE A MESMA PALAVRA, no entanto nas vossas bíblias está "SALVE" em São João 19,3 e não está em São Lucas 1,28.
Por que para a Virgem vocês traduzem como um "simples" olá ou felicitações?
Não haveria do anjo já saber que Aquela saria a sua Rainha? Que Aquela seria a toda Santa Mãe de Deus encarnado? Que Aquela seria a Gebirah da Nova Jerusalém?
Oras, parem de querer tentar tornar impuro o puro. A Semente puríssima inevitavelmente deveria ser gerada em um Vaso puro.
"Pode o Puro sair do impuro? Jamais" (Jó 14,4)
Viva Cristo Rei!
e Salve Maria Imaculada!
Mais uma: há possibilidade da saudação ter sido feita em língua Romana e Lucas, ao escrevê-la, o fez em grego (traduziu), já que seu texto era em grego?
A Imaculada Conceição é um ato de Graça e é importante saber que a Imaculada Conceição não consiste só em Maria ser Imaculada consiste também em toda uma estrutura criada e sustentada pela Santíssima Trindade para que isso efetivamente acontecesse. O ideal de Deus é que toda a criação ficasse sem pecado aí veio a queda e o pecado entrou no mundo e a Imaculada Conceição mostra o ideal de Deus já naquele tempo a Santa Igreja via a em Maria a ação Poderosa e Impactante de Deus o Deus do Impossível agindo em sua serva e isso foi observado pela Santa Igreja. Maria gerou o Santo Corpo de Jesus então ela participou sim de forma real e ativa e com um detalhe com Deus Jesus e Homem Jesus dentro dela e o sangue do corpo dEle foi formado com a PARTICIPAÇÃO do corpo de Maria lembra do exemplo da sequencialidade sobre o Sangue de Jesus que eu postei? O Espírito Santo agiu no Santo Cristão Evangélico Papa Pio, Sacratíssima e Santíssima Trindade estava com ele naquele momento. A compreensão da Imaculada Conceição se encontra na Sola Scriptura pois a Sola Scriptura não é somente o que está escrito de maneira explícita mas também o que está de maneira implícita e para compreender isso é a ação de Deus nos crentes por isso a Escritura não é autoridade pois a autoridade na Santa Igreja é a ação de Deus tanto na montagem da Escritura na preservação da mesma e também para se entender o que Deus quer falar. E até mesmo o Antigo Testamento que foi preservado pelos judeus foi a Santa Tradição Judaica que foi montando e preservando o Cânon e Deus os capacitava a escrever e entender a Palavra e depois a Santa Tradição Cristã assumiu essa missão.
Luiz
O fato de São Abrãao ser o Pai de fé e amigo de Deus e que a descendência dos crentes no Senhor veio dele logo “onde houve pecado” na verdade a Justiça de Deus é muito, muito superior ao pecado e ela vem de Deus e quem direciona ação dela é Deus então nós temos a questão de como a ação da justiça de Deus age contra o pecado e ela pode sim evitar que o pecado entre em Maria. Tem também a questão da seqüencialidade que veio de São Abrãao e vem vindo e chega a Jesus passando por Maria mas a seqüencialidade deve ser entendida de forma mais profunda, a seqüencialidade, assim como a fé e a justiça estão subordinadas a Deus e são superiores ao pecado com certeza. A fé de São Abrãao é da descendência e observe que tem um sequência de gerações ( seqüencialidade) com pecadores e pecadoras e quando chega em Jesus é algo diferente pois Ele é Deus encarnado e em perfeita harmonia Maria também tem um tratamento todo especial por parte de Deus pois é um momento importantíssimo na História.O fato da descendência vir de São Abrãao, e como ele teve pecado, então obrigatoriamente a Justiça atuou nele e mesmo ele tendo pecado a descendência veio dele conforme Gálatas 3:16 e observemos que nessa passagem culmina em Cristo o Salvador que nasceu de Maria que fazia parte da descendência e que sendo Imaculada entrou em Perfeita Harmonia para ter o Santo dos Santos Imaculado e se Maria não fosse Imaculada Gálatas 3:16 perderia o sentido pois a passagem aponta para Cristo e Ele nasceu de Maria e isso lembra a seqüencialidade toda projetada por Deus em harmonia e embora a descendência desde Abrãao tivesse pecado o nascimento de Jesus foi algo totalmente diferente pois Jesus sempre é Deus e Ele já existia tanto na Eternidade pré- criação, como no Céu antes de vir ao mundo como 100% Divino, e isso por si só mostra que foi um Ser diferente e mesmo que antes todas as pessoas tivessem pecado, o que realmente aconteceu, Deus é Todo Poderoso sim para evitar que o pecado entre em Maria, justificando-a i.e. tornando- a justa pois a Justiça de Deus justifica o ser humano e o pecado iria entrar em Maria pois ela é um ser humano. Entender que para a Justiça de Deus justificar o ser humano, o pecado tem que obrigatoriamente estar no ser humano é limitar a ação de Deus pois a ação de Deus supera o pecado por isso que a Justiça de Deus consegue justificar o ser humano então se Deus evita que o pecado entre em Maria Ele justifica ela pois aplica na vida dela a Justiça dEle pois se o pecado não entra em Maria ( preservação Soberana de Deus ) obviamente ela é justa perante Deus. Que a ação de Deus supera o pecado e justifica o ser humano isso é bastante obvio a questão é como ela pode atuar, ela está subordinada a Deus e atua em um mundo em pecado pois o mundo não tinha o pecado quando foi criado e em um determinado momento o pecado entrou no mundo e Maria seria maculada pois o pecado já estava( e ainda está) no mundo, e a condição ideal seria que o pecado não tivesse entrado no mundo e Deus preservando Maria do pecado lembra e faz real esse ideal Divino e mostra que isso é possível ou seja mesmo em um mundo em pecado a justiça de Deus preserva Maria pois se a Justiça entra dentro de um ser humano com o pecado dentro dele ou atua antes , em ambos os casos a ação de justificação de Deus vence o pecado.
A compreensão cristã evangélica apresenta que Jesus é Perfeitamente Deus e Perfeitamente Homem e se formos regredindo para ao passado veremos que ele veio da Eternidade pré-criação, depois estava no Céu e só depois veio na terra e Ele sendo sempre Deus Ele não pode ter pecado e o ambiente que Ele estava deveria estar puro e é correto pensar que Ele habitaria em um Corpo Puro que no caso seria o de Maria. São Pedro foi ( e é) pois a alma dele está viva no Santo Céu, santo e justo e ele tinha pecados mas Deus quando o justificou, para Deus São Pedro foi considerado justo e Maria tendo sido feita Imaculada também era justa e em ambos os casos a justiça de Deus superou e muito e derrotou a ação do pecado na vida deles então objetivo de Deus foi certamente alcançado. Deus preservou Maria é sinal claro que o pecado entraria nela mas Deus evitou isso e o fato do Espírito Santo gerar Jesus no corpo de Maria é bem mais lógico e plausível aceitar que o corpo de Maria seria Imaculado para estar em Perfeita harmonia com a ação de Deus (Trindade Santa). Observe a Perfeita Harmonia entre as ações de Deus nessa questão da geração de Jesus ( Humano e Divino), na ação da justiça de Deus contra o pecado e na questão da seqüencialidade. Se se argumentar que Maria é maculada porque São Abrãao é maculado então pode-se também argumentar que Maria é Imaculada por ser a mãe do Jesus que é Imaculado e é mãe de Natureza Humana e mãe da Natureza Divina não apenas portadora mas sim verdadeiramente mãe de Deus sim com certeza, que é Imaculado pois Jesus > São Abrãao sem dúvida e corroborando com isso temos Gálatas 3:16.
Luiz
Esta resposta é em relação ao seu comentário do dia 07/02/2018 de 10:47.
Seu argumento está concentrado na ideia da justiça de Deus e do pecado e pelo que eu entendi a justiça de Deus atua onde há efetivamente o pecado e que por isso só poderia atuar dentro de seres humanos em pecado e no caso Maria como ela é um ser humano ela teria pecado. Isso é muito interessante pois aí temos que entender a questão da ação da Justiça de Deus em um mundo em pecado de uma maneira mais profunda. A Justiça de Deus é algo impessoal e portanto está sujeita e subordinada à ação de Deus (Ser Pessoal) e como ela vai agir contra a ação do pecado e podemos observar que quando Jesus veio ao mundo Ele sendo IMACULADO entra em um mundo em pecado e Maria sendo preservada do pecado e logo IMACULADA nasce em um mundo em pecado então a Justiça de Deus atua onde há pecado porém não foi nesse raciocínio que você baseou seu argumento pois no seu entendimento a justiça de Deus entraria dentro de um ser humano em pecado, porém antes da justiça de Deus entrar dentro de um ser humano em pecado existe a questão da ação Poderosa da Justiça de Deus superando a ação do pecado pois o pecado iria entrar em Maria mas Deus evitou, então nós observamos que tanto nos seres humanos em pecado quanto no caso específico de Maria há sim a ação da Justiça de Deus e a ação do pecado. A Justiça de Deus é > pecado e observemos que temos três aspectos: a Justiça de Deus , o pecado e os seres humanos e tanto no caso dos seres humanos em geral quanto no caso específico de Maria há sim esses três aspectos e a Justiça de Deus supera e muito o pecado e tal Justiça atua TAMBÉM dentro de seres humanos mas antes disso devemos entender que para superar o pecado, tal superação pode ser dentro dos seres humanos em pecado ou antes de entrar nele no caso de Maria e então podemos compreender que a Justiça de Deus em ambos os casos supera a ação do pecado e não necessariamente o fato de Deus preservar Maria do pecado anula em definitivo a questão da ação da Justiça dEle. Você tenta sem sucesso concluir que a questão da Justiça de Deus e da fé de Maria em Deus implicam necessariamente e obrigatoriamente na ideia que a Imaculada Conceição de Maria fosse algo impossível.
Ele veio em um mundo em pecado assim como Maria nasceu em um mundo em pecado, e Jesus é Puro, Santo e Imaculado e Maria sendo Imaculada fica em perfeita harmonia com Jesus. É importante entender que o fato de Jesus ter vindo à terra foi algo único e ímpar da mesma forma que a questão da Imaculada Conceição também foi, e a ação do Espírito Santo em Maria também foi única e singular então essa questão de ser único e singular está em harmonia entre Jesus e Maria e a própria ação do Espírito Santo portanto mais uma profunda relação entre Jesus e Maria.
Pelo que eu entendi do seu comentário Ele é fruto do pecado pois veio de uma geração de seres humanos pecadores então eu concluo que de acordo com o seu raciocínio Maria teria pecado obrigatoriamente. Jesus não é fruto do pecado, Ele é totalmente sem pecado pois Ele se fez Homem porém sem pecado i.e. Imaculado para entrar em Perfeita Harmonia com o Aspecto Divino dEle pois Ele quando esteve na terra foi um ser único e total não eram dois Jesus´s mas um só Divino e Humano um Jesus em Perfeita e Santa Totalidade então sem sombra de dúvidas Ele é todo Santo e Imaculado sempre e quando Ele nasceu o pecado já existia no mundo quando Jesus veio à terra e entraria em Maria pois quando Maria nasceu o pecado já estava no mundo e aí temos que observar a ação da Justiça de Deus no pecado, a Justiça de Deus evitou que o pecado entrasse em Maria pois ela iria nascer em pecado pois o mesmo já estava no mundo e tal Justiça logicamente vem de Deus e pode agir antes do pecado entrar em Maria e Deus aplica Sua Justiça como ação ( ação de Deus) em um determinado momento por isso é muito plausível aceitar que tal Justiça agiu em Maria preservando-a do pecado original e a maneira pela qual ela se manifesta é Deus quem determina, ela age sim no mundo em pecado e pode inclusive evitar que o pecado entre em Maria pois tem a ação da justiça de Deus, pecado e seres humanos essa relação permanece. Para que a Justiça de Deus fosse aplicada de forma eficaz Ele naturalmente teria que vir ao mundo e precisaria sim de uma mulher. Maria ao ser por Deus colocada como Imaculada estava credenciada e apta para ser a mãe de Jesus e o entendimento que Maria só foi justificada por que tinha pecado não se sustenta pois antes disso temos que observar a questão da ação da Justiça de Deus com o pecado e quando se fala sobre a Imaculada Conceição está se falando sobre se Maria teve pecado ou não pecado e então percebamos a questão da ação da Justiça de Deus e ação do pecado, Deus evitou que o pecado entrasse em Maria mas o pecado estava ali pronto para entrar e não se nega que as gerações anteriores tinham pecado e nem que o pecado entraria em Maria se não fosse pela ação de Deus.
continua....
Olá Luiz! Enquanto você não entender, que o contato de Deus com o ser humano, após a queda, constitui inteiramente em um ato de graça, e isso implica, que todos após a queda, constitui pecadores diante dele(você continuará no campo da especulação). No grande dia, não terá um ser purificado, que não tenha sido pelo sangue do cordeiro, ou seja, que não tenha lavado suas vestiduras no seu sangue. E isso implica, que todos estes, foram pecadores. Existe o ato ordinário, onde diz que todos pecaram, mas isso não impede que venha surgir atos extraordinários. O problema, é que em atos extraordinários, não ficaram alheio aos escolhidos de Deus, ou seja, aos seus profetas e assim, alheio as escrituras. Um ato extraordinário, implica em revelação, em algo a vir a tona e ser manifesto; Como por exemplo, o nascimento virginal de Cristo, onde uma jovem virgem, iria conceber. A imaculada conceição, onde TODOS, em pecados, por suas mães são concebidos, não poderia um ato EXTRAORDINÁRIO dessa magnitude, ficar alheia aos profetas e as escrituras, onde, ORDINARIAMENTE, TODOS, pecaram e só depois de um milênio e meio depois de Cristo, o Papa Pio, vir a pública dizer que é uma revelação de Deus. Nos poupe Luiz, de suas especulações, de algo que Deus, não fez, e por fim, não revelou. De contos, já bastam, Papai Noel, etc. De vigaristas, já bastam, O Lula, Temer, etc.
Aqui encerro contigo! Fica na paz!
Esta resposta é em relação ao seu comentário do dia 16/01/18 de 11:00
Em relação a Santa Encarnação de Jesus , foi também o próprio Jesus sendo ainda só e somente 100% Deus juntamente com o Santo Deus Pai e Santo Deus Espírito Santo que decidiram que Deus Jesus viria e se fizesse carne e para que isso fosse possível prescisava ser estabelecido e aceito pelas Três Santas Pessoas que Maria fosse Imaculada pois a Santíssima Trindade prepararia tudo para que isso acontecesse. Pelo que eu entendi do seu comentário você admitiu pelo mesmo a priori a possibilidade de Deus poder preservar Maria do pecado porém argumenta que o próprio Deus poderia fazer isso estando dentro de Maria mesmo ela sendo maculada.
De fato, Deus tem Poder para isso sim, mas aí entra um outro questionamento se Deus pode se auto preservar do pecado dentro de um corpo maculado Ele não poderia antes preservar Maria do pecado? Aí entra a questão do SANTO FATOR IMPEDITIVO, e também tem uma outra questão importantíssima que é se Deus Espírito Santo habita nos crentes no Senhor e Ele é Imaculado então logo Deus tem poder de se auto proteger do pecado impedindo que o pecado entre nEle, mas nenhuma crente no Senhor teve Jesus em carne em totalidade dentro de si, mas o assunto continua pois se só Deus Espírito Santo é capaz de evitar o pecado quanto mas as Três Santas Pessoas agindo em Perfeita e Santa Harmonia dentro de Maria, e ainda tem mais se a Graça de Deus foi tão especial em Maria então só essa Graça Santificante poderia impedir que o pecado de Maria entrasse em Jesus, porém os crentes no Senhor embora Cheios de Graça não tiveram a Graça de Maria que foi diferente pois para fazer ela ser Imaculada tem que ser diferente da mesma forma a ação da Santissíma Trindade foi diferente e observe que a Virtude de Deus cobriu ela ( Lucas 1:35), o Espírito Santo agiu dentro dela de maneira única Jesus Divino entrou nela já sendo Deus e foi gerado o Corpo de Santo Homem Jesus Imaculado ( Mateus 1:20) todas essas particularidades pedem algo diferente que é um corpo Imaculado ou seja foi tudo preparado antes, e voltando a ação impeditiva de Deus no caso dos crentes no Senhor a ação é Impeditiva e no caso de Maria o impedimento foi ANTES ou seja Deus IMPEDIU que o pecado entrasse em Maria ou melhor foi a Santíssima Trindade que IMPEDIU e foi uma ação IMPEDITIVA PARTICIPATIVA pois Maria participou com o seu corpo e só teve participação dela pois ANTES Deus IMPEDIU que o pecado entrasse nela.
Ainda no caso de Maria tem uma questão muito importante que é Jesus sendo Deus poderia ter evitado que o pecado entrasse nela ou só a Graça também ou só o Espírito Santo ou até mesmo só Deus Pai com a Sua Santa Virtude Pai mas as 3 Santas Pessoas agiram de forma única e mais a Graça Santificante agiram pois antes tinham concordado em agir assim. A Santíssima Trindade antes agiu de forma conjunta IMPEDINDO que o pecado entrasse em Maria da mesma forma por ocasião de Maria ter Jesus também agiu em conjunto e em perfeita e santa harmonia e comunhão pois ANTES já havia concordado com isso foi um PROCESSO. Agora voltando no caso dos demais crentes no Senhor o Espírito Santo IMPEDE que o pecado entre nEle e neste caso de impedir que o pecado entre é somente uma ação impeditiva mas isso não significa que os crentes no Senhor não participem com suas boas ações enquanto pessoas para a salvação porém no caso de Maria a participação dela foi com o fato dela ser Imaculada e isso diferencia ela dos demais crentes no Senhor e isso não impede dela depois ter continuado sua vida participando da vontade de Deus praticando santas e boas obras e seguindo o Santo Evangelho e só lembrando antes ela já participava em harmonia com a vontade de Deus em boas e santas obras e obediência a Deus pois a Graça já estava nela.
Embora realmente todos os crentes no senhor sejam cheio de Graça, a Graça de Deus é um aspecto impessoal de Deus ,e Cada uma das três Santíssima Pessoas são logicamente e obviamente seres Pessoais, e embora o Santo Deus Espírito Santo seja sim um ser Pessoal mas nenhum crente é “mãe de Deus Espírito Santo” mas Maria é mãe de Santo Deus Jesus e Santo Homem Jesus e como as Três Santas Pessoas obviamente são Seres Pessoais e a Graça, a Virtude de Deus e o Poder de Deus são naturalmente aspectos impessoais de Deus e estão submetidos a Seres Pessoais e Maria sendo um ser pessoal receberia um ser Pessoal ( Jesus) e aí tem o argumento que o Espírito Santo é Pessoal e o Mesmo habita nos crentes no Senhor mas Maria com o seu corpo participou da formação do Santo Corpo material de Jesus Humano Imaculado pois o Cristianismo Evangélico ensina que o Verbo se fez carne e então o entendimento é que Seres Pessoais( Santíssima Trindade) agem em um ser pessoal ( Maria) para gerar um ser pessoal em carne( Jesus) se utilizando de aspectos impessoais Divinos e para isso Maria teve um corpo Imaculado que faz parte logicamente da pessoa dela.
Então da mesma forma que se compreende corretamente que o Santo Verbo habitou entre nós ( João 1:14) antes o Verbo habitou em Maria pois se Ele habitou em um mundo pecador antes Ele para ter tal Missão de salvar a humanidade deveria vir de uma habitação pura e santa ( Maria imaculada) pois Ele veio de um lugar puro e santo ( Santo Céu).
Abraço
Luiz
A imaculada conceição, é uma doutrina antibíblica, ela fere a justiça de Deus, a qual por Ele, foi determinada, que pela fé no seu Cristo, o pecador seria declarado justo. A JUSTIÇA DE DEUS, ENTRA, ONDE HOUVE PECADO. Jesus, é fruto do pecado( herdou a natureza humana e não a culpa), pois ele( o pecado) é causa da redenção de Cristo, na terra. Maria, ao ser por Deus, JUSTIFICADA, estava apta e credenciada para ser a mãe de seu Salvador e isso, jamais implicou em ser imaculada em sua conceição, haja vista, que Jesus, foi gerado pelo Espírito Santo em seu ventre e declarado filho de Deus. Jesus não é da semente do homem, mais da mulher, por geração do Espírito Santo. A JUSTIÇA DE DEUS, FEZ DE ABRAÃO SEU AMIGO, e a promessa do redentor, sairia de seus lombos. Essa promessa, é fruto da JUSTIÇA DE DEUS MEDIANTE A FÉ, onde pelo descendente de Abraão, Deus JUSTIFICARIA o pecador, por meio da fé. Assim, a JUSTIÇA VEIO, ONDE HOUVE PECADO. Deus. Jesus em Maria, é fruto desse ato, que jamais IMPLICOU EM SE PRESERVAR O HOMEM DO PECADO, mais sim, JUSTIFICANDO-O, DO SEU PECADO, que é nada mais nada menos, do que remove-lo, mediante a cruz.
Assim, encerro, meus comentários, com vc, sobre este tema, visto, que vc me cansa, com seus textos enormes, cheios de especulações e sentimentalismo mariano, sem fim. Abraços, fica com Deus.
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