• Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos.

    Mateus 5:44,45

  • Disse-lhes ele: Por causa da vossa pouca fé; pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar; e nada vos será impossível

    .

    Mateus 17:20

  • Qual de vós é o homem que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto, e não vai após a perdida até que a encontre?

    Lucas 15:4

  • Então ele te dará chuva para a tua semente, com que semeares a terra, e trigo como produto da terra, o qual será pingue e abundante. Naquele dia o teu gado pastará em largos pastos.

    Isaías 30:23

  • As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem;

    João 10:27

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Verso do dia

Luciano de Samosata e a Historicidade de Cristo

Escrito por  Marcelo Berti
Luciano de Samosata

Luciano de Samosata foi um escrito sírio que escrevia em grego ático e em suas obras aproveita para tratar com escárnios e sátiras o cristianismo e o seu fundador, Jesus Cristo. Poucos detalhes da sua vida são facilmente verificáveis, inclusive, suas próprias palavras em relação a si mesmo são aparentemente controversas: Ele se denomina sírio, assírio e bárbaro, o que Keith Sidwell entende com uma evidência de que Luciano seria um daqueles moradores de Samosata provenientes da população genuinamente síria, e não grega (SIDWELL, Keith, Introduction to Lucian, Penguin Classics, 2005 p.xii).

Em uma obra intitulada The Death of Peregrinus, na qual trata de satirizar a vida de Peregrinus Proteus, Luciano apresenta uma informação interessante a respeito de Cristo e dos cristãos:


"Os cristãos, como sabes, adoram um homem até hoje – o personagem distinto que introduziu seus rituais insólitos e foi crucificado por isso (...) Essas criaturas mal orientadas começam com a convicção geral de que são imortais o que explica o desdém pela morte e a devoção voluntária que são tão comuns entre ele; e ainda foi incutido neles pelo seu legislador original que são todos irmãos, desde o momento que se convertem, e vivem segundo as suas leis. Tudo isso adotam como fé, e como resultado desprezam todos os bens mundanos considerando-os simplesmente como propriedade comum" (Death of Pelegrine 11-3; IN: GEISLER, Norman, Enciclopédia de Apologética – Vida 2002, pp.450)

Robert Voorst atesta que nessa sentença não existem dúvidas de autenticidade e é consistente com o que se conhece de Luciano (VOORST, Robert E. Jesus outside the New Testament: An introduction to the ancient evidence. Eedermnans, 2000, pp.60), o que já nos induz a considerar as implicações dessa citação. Nesse caso, mais uma vez seguimos Habermas:

"(1) Somos informados de que Jesus era adorado pelos cristãos; (2) Também nos informa que Jesus iniciou novos ensinos na Palestina (sendo que o local é oferecido em outra parte não mencionada da seção II); (3) que Ele foi crucificado por causa dos seus ensinamentos. Jesus ensinou seus seguidores certas doutrinas, como (4) que os cristãos são irmãos; (5) a partir do momento da conversão e (6) depois que os falsos deuses são negados (tais quais os da Grécia). Adicionalmente, esses ensinos incluíam (7) adorar a Jesus e (8) viver de acordo com suas leis; (9) Luciano também se refere a Jesus como sábio" (HABERMAS, Gary, Historical Jesus, College Press, 1996; pp.206-7)

Fonte: http://marceloberti.wordpress.com/2011/05/04/luciano-de-samosata-e-a-historicidade-de-cristo/

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